Limpeza de pele

LIMPEZA DE PELE

O que é a limpeza de pele?
A limpeza de pele é um procedimento estético, realizado no nosso salão, que tem como objetivo remover cravos e impurezas da pele. Também, remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de sebo.

Indicações?
É indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos negros) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliun. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Pode ser feita em todos os tipos de pele.

Como é feita?
A maioria das limpezas de pele segue passo a passo etapas bem definidas, mas isso pode variar de um profissional para outro. Conheça todas as etapas que podem ser realizadas neste procedimento:

– Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

– Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração dos cravos. Essa microesfoliação deve ser feita de forma delicada.

– Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele. A pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a extração, sempre manual e cuidadosa dos cravos e do miliun (bolinhas amareladas com sebo dentro). O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de aproximadamente 5 minutos, pois apesar de ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, o excesso pode provocar efeitos tóxicos. Após esse tempo, é aplicado, por mais 10 minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente.
A retirada de cravos e miliuns devem utilizar técnicas corretas de manipulação. Os cravos são espremidos com os dedos ou com material de extração, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazê-lo. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já o miliun é removido com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente se sinta confortável. Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

– Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

– Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno e mentol.

– Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.

De quanto em quanto tempo?

O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada pessoa. Peles normais a secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada tipo de pele.

Contraindicações?

Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois podem deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada.

Cuidados após a limpeza de pele:

  • A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar, então evite produtos como ácidos e cremes oleosos;

  • Utilize apenas os produtos receitados pelo profissional, geralmente, calmantes, cicatrizantes ou água termal;

  • Pode usar protetores solares e maquiagens;

  • O esfoliante deve ser evitado nos primeiros 7 dias;

  • Evitar exposição solar 48h após a limpeza;

  • Mantenha uma rotina de limpeza diária com sabonete facial específico para o seu tipo de pele e tenha a pele sempre saudável.

Comments are closed.